quarta-feira, 27 de julho de 2011

FERNANDO PEREGRINO( Presidente do Instituto Republicano)

Fui convidado a fazer uma exposição do projeto que estou desenvolvendo para  o Rio de Janeiro, vai ser no dia 26 de julho de 2011, terça-feira, às 19 horas, no Salão de Convenções do Copacabana Praia Hotel, na Rua Francisco Otaviano, nº 30, esquina com Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Aguardo a presença de todos.

Ao encontro compareceram cerca de 80 pessoas que atenderam o convide dos amigos Jecy e Terezinha Sarmento. O auditório do Praia Hotel ficou lotado de companheiros e companheiras pedetistas, entre eles o vereador Carlos Alberto (ex-capitão da seleção tri-campeão do Brasil), Paulo Silveira, Helio do Pinho, Heitor, Teodoro Buarque de Holanda além dos republicanos, Verônica Costa, Ricardo Gama, e diversos outros amigos além de tantos brizolistas inconformados com os rumos do PDT.
Apresentei para que todos discutissem a metodologia de planejamento participativo do Instituto Republicano para construção de uma alternativa republicana, democrática e popular para 2012 baseadas em parâmetros políticos, operacionais e sociais para nossa querida cidade do Rio de Janeiro. Uma das premissas com a qual todos que debateram concordaram é de que devemos lutar para restaurar princípios e valores republicanos em 2012 e na candidatura própria eventual do PR, devemos colocar Educação (como vista por Darcy e Brizola) como primeira prioridade, seguida da saúde e transporte assim como o fim da repressão, discriminação e estigmatização das comunidades pobres feitas por esse governo. Foi muito bem aceita a proposta do projeto de levar o Centro Administrativo da Prefeitura para a Zona Oeste como forma de fomentar o atendimento das demandas sociais de mais de 2 milhões de cidadãos, lembradas apenas em períodos eleitorais, desconcentrar a população que se amontoa na zona sul e centro e inverter parte do fluxo de pessoas aptas a serem transportadas todos os dias que gira em torno de 1,2 milhão de passageiros. Criticou-se a política rodoviarista da atual gestão com privilégio dos ônibus graças ao poder político e econômico da Fetranspor, em detrimento do sistema sobre trilhos que deverá ser privilegiado. Um dos pontos da discussão foi a capacidade do PR de organicamente decidir por uma candidatura própria que interprete esse projeto esboçado e que deve, segundo os presentes e com participação de todos, se discutido em outras reuniões pela cidade. Muitos oradores se reveram no debate que ocorreu de 19 às 22 horas da noite. Ao final, os anfitriões pediram em nome de todos que Peregrino se colocasse como candidato a Prefeitura em 2012. Peregrino disse que consideraria a hipótese se fosse um compromisso de todos do seu Partido e daqueles que abraçassem esse projeto republicano, democrático e popular, em vários segmentos da sociedade, sobretudo os pedestistas, socialistas e democratas, que estão insatisfeitos com o que chamou de governo patrimonialista e elitista na prefeitura e no estado. Mais tarde postarei fotos e mais informações sobre o encontro. A idéia central do Projeto é que para conseguir viabilizar-se ele não pode deixar de conseguir apoio da opinião pública indignada com os demandos e as roubalheiras dos governos atuais - estadual e municipal - pois são parte do mesmo sistema de poder político, e para isso todos se comprometeram a trabalhar e participar.