quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO


17.set.2011
Essa semana foi aprovado na Alerj o projeto que disponibiliza gratuitamente na rede pública estadual de saúde a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns no mundo.

O vírus do HPV é um dos grandes responsáveis pelo câncer do colo de útero. O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência de HPV. As vítimas preferenciais são mulheres entre 15 e 25 anos. Levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostrou que existem cerca de 18 mil novos casos de câncer de útero a cada ano no país.

No Estado do Rio de Janeiro, segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o número de mulheres infectadas com HPV chega a 50% entre adolescentes até 19 anos. A imunização contra o HPV é extremamente importante e pode evitar até 70% de câncer de colo de útero.

O município de Campos foi um dos primeiros municípios do Brasil e o primeiro no Estado do Rio a imunizar a população com a vacina do HPV. Aliás, a política preventiva adotada em Campos tem sido exemplo para todo o Brasil.

A prefeita Rosinha Garotinho lançou em 2009 um portfólio de novas vacinas no calendário municipal de vacinação, incluindo a vacina contra o HPV. E os resultados já podem ser observados como a redução dos casos de meningite por pneumococos e também o bem sucedido bloqueio de surtos de varicela nas creches do município. Ao todo já foram aplicadas 34 mil doses de vacina em, aproximadamente, 13 mil crianças e jovens.

A política preventiva aplicada em Campos passou a ser referência em imunização de crianças e adolescentes e serve de estudo para o governo federal. A medida recebeu elogios, inclusive do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha que citou o programa de Campos como exemplo para que seja aplicado em todo o Brasil.

O projeto aprovado na Alerj vai para a sanção do governador e felizmente, seguindo o exemplo de Campos, agora todos os municípios do nosso Estado terão a vacina contra o HPV nos postos de saúde públicos.

*Artigo publicado hoje no Jornal Diário de Campos